Museu do Tijolo

Ocupando 30m2 no estabelecimento próprio da Cerâmica Fachinetto, o espaço dedicado ao memorial da família abriga, desde 2003, exposição permanente de fotos e maquinários que retratam a história da Indústria de Cerâmica Vermelha na região.

Desde então, vem também participando de Exposições Itinerantes, Palestras e Rodas de Conversa, nos períodos em que o Museu engaja-se nas atividades propostas pelo integra o Sistema Estadual de Museus e Instituto Brasileiro de Museus, dos quais faz parte.

Em função da intensa procura e da relevância histórica que necessita ser compartilhada com toda a sociedade, a Associação dos Amigos do Moinhos – AA Moinhos, entidade de preservação da memória que administra o Museu do Pão e o roteiro cultural e turístico Caminho dos Moinhos, propôs parceria com o proprietário da Cerâmica Fachinetto para avançar ainda mais na sua contribuição para a cultura do Alto Taquari.

Deste modo propôs a ampliação do Museu do Tijolo, com a construção de um espaço cultural maior e com expansão de atividades, abordando a história da construção civil a partir da cerâmica, desde os seus primórdios, concentrando e focando na história bruta e em sua evolução através dos tempos em diferentes civilizações. rTambém estão previstos em seu plano de sustentabilidade, a realização de cursos de cerâmica em suas mais diferentes manifestações, para o fortalecimento desta atividade, bem como o incentivo a formação de mercado para a cultura nas pequenas cidades do estado.

Localizado no Município de Arvorezinha/RS, denominada “Capital da Cultura do Vale do Taquari”, o museu propõe igualmente integrar a comunidade local e regional em torno do resgate dos saberes e fazeres históricos, bem como seus reflexos sociais, políticos, econômicos e culturais presentes no contexto regional, estadual e nacional, proporcionando assim um equipamento cultural qualificado, inclusivo, acessível e diverso.

Apoiando a ideia, a Cerâmica Fachinetto destinou à AAMoinhos, através de cessão de uso por 20 anos, uma área de terras de 1.181 m2, e iniciou a primeira parte da proposta, com a doação do projeto arquitetônico, desenvolvido pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo, e a construção em alvenaria de 242,3m2 da obra, de um total de 577,90 m2 previstos.

O Museu do Tijolo encontra-se, em março de 2023, com a obra civil concluída, e em captação da etapa dedicada aos projetos museológico, expográfico e de mobiliário.

+ Status: apto a receber visitas técnicas.

+ Acessível a cadeirantes.

+ Fotos: Marcelo Ferraz/Brasil Arquitetura