Festa do Pão

Com a inauguração do Museu do Pão, em 2008, Ilópolis passou a ser o único município brasileiro a celebrar a Festa do Pão anualmente.

A festa é realizada anualmente e sempre durante o mês de outubro, quando também é comemorado o Dia Mundial do Pão e da Alimentação, em 16/10, data instituída no ano de 2000, em Nova Iorque, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito da segurança alimentar e nutrição no mundo. Entende-se por segurança alimentar o acesso permanente e em quantidade suficiente a uma alimentação saudável e de qualidade.

Com esta inspiração, a Festa do Pão contempla uma série de ações de integração entre os municípios dos Caminhos dos Moinhos, como oficinas de panificação, desenvolvimento de receitas de pães, almoços, jantares, palestras, distribuição de cerca de 6 mil pães a todos os alunos de escolas públicas da região Alto Taquari e discussão em aula sobre a data, expressões artísticas e atividades lúdicas no Dia da Criança, data em que abre oficialmente o mês de atividades.

%d blogueiros gostam disto: