150 Anos Imigração Italiana

Lançamento de livro sobre os 150 anos da imigração faz história ao reunir Governador, Secretários de Estado, deputados e prefeitos do RS no Museu do Tijolo, em Arvorezinha

Foi lançado na manhã do dia 24 de maio de 2021, no Museu do Tijolo em Arvorezinha, a obra literária “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, conjunto composto por três volumes e cerca de 1.200 páginas, que reorganizam o legado da colonização por meio da História, das Personalidades e das Cidades da Imigração. 

Idealizada pelo escritor Ademir Antonio Bacca e com realização da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari – AAMoinhos, a obra teve financiamento via Lei de Incentivo à Cultura aprovada junto à Secretaria Especial da Cultura vinculado ao Ministério do Turismo do Governo Federal e contou com o patrocínio das empresas do Grupo Bertolini – TBL e Beconal, Ceran – Cia. Energética Rio das Antas e Grupo Zaffari.

Realizado na data em que é celebrada a  criação das primeiras colônias da imigração – Conde d’Eu e Dona Isabel –, atuais Garibaldi e Bento Gonçalves, em 1870, o lançamento do livro também deixa sua marca em 2021, ao reunir dezenas de autoridades de Estado e municípios no Museu do Tijolo, em Arvorezinha. Além de idealizador, escritores e autoridades brasileiras e italianas via teleconferência, transmitida ao vivo pelo Facebook da AAMoinhos.

Destacando a importância da obra e a influência do imigrante italiano no desenvolvimento e diversidade cultural do povo gaúcho, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite afirmou  “Enquanto enfrentamos esses tempos difíceis de pandemia, em que precisamos reduzir contato e circulação, no qual a economia é afetada, devemos fazer esse exercício de olhar para o passado. Devemos olhar para os imigrantes italianos, entre tantos outros que chegaram ao nosso Estado, que atravessam um oceano fugindo da fome, de guerras, de condições adversas que existiam no seu próprio país, para enfrentar um oceano sem saber o que os aguardava, chegar a um local no qual não falavam a mesma língua, para receber pedaços de terra que se revelaram de difícil manejo, e ver que enfrentaram tudo isso e que ver o que foram capazes de construir na nossa serra gaúcha nos dá força para enfrentarmos tudo o que vier pela frente. Não temos direito de esmorecer. Temos muito orgulho da diversidade cultural no nosso Estado”.

O evento, que teve como anfitriã Sediane Dall’Agnol Roman, presidente da AAMoinhos, também contou com os Secretários de Estado Ronaldo Santini (Turismo), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios), Silvana Covatti (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Juvir Costella (Logística e Transportes), o deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Vilmar Zanchin, representando a Assembleia Legislativa do Estado. Além dos prefeitos Jaime Borsatto, de Arvorezinha, Edmar Pedro Rovadoschi, Diogo Segabinazzi Siqueira, de Bento Gonçalves e Valdir Biachet, de Serafina Corrêa, entre outros 18 prefeitos do roteiro Caminhos do Pão e do Vinho, que une a região dos moinhos, no alto Taquari, à região dos vinhos, na Serra Gaúcha.

Participaram online, o idealizador e coordenador editorial do projeto, Ademir Antonio Bacca, os escritores especializados em diferentes temáticas da Imigração, Luiza H. Iotti, Bocca Migotto, Cesar Prezzi, Nedi T. Locatelli e Roberto M. Arroque, além do Cônsul Geral da Italia em Porto Alegre, Roberto Bortot e Dom Aloísio Alberto Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul.

Na foto acima, no destaque, a presidente da AAMoinhos Sediane Dall’Agnol Roman entrega o conjunto de número 045 para o Governador do RS, Eduardo Leite.
Aqui, a Secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo, em seu pronunciamento.
Arquiteto Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetura.
Ismael Rosset, Diretor Executivo da AAMoinhos e Mestre de Cerimônia do Evento e o Cônsul Geral da Italia em Porto Alegre, Roberto Bortot.
Um brinde aos 150 anos da Imigração Italiana e da entrega da etapa da obra civil do Museu do Tijolo.
Convidados são recepcionados no Museu do Tijolo.

Fotos: Flávia Tomasini / AAMoinhos

%d blogueiros gostam disto: